A Eletroneuromiografia (ENMG) é o exame que estuda o nervo desde a saída da medula ou cérebro e todo seu caminho até chegar aos músculos. Esse trajeto é chamado de Unidade Motora.
Portanto, esse exame consegue diagnosticar doenças que afetem os nervos, a junção mioneural (encontro entre o nervo e o músculo) e também os músculos.
Como é esse exame é realizado ?
O aparelho Eletroneuromiógrafo registra as trocas elétricas dentro das células e converte esses sinais em gráficos e tabelas, que aparecem na tela do aparelho.
O exame é dividido em duas partes:
Neurocondução Sensorial e Motora: são dados estímulos elétricos leves e suportáveis na pele do paciente para justamente avaliar “como” estes nervos estão levando as informações.
Miografia: É o estudo do músculo através de um eletrodo de agulha. Avalia “como” os músculos estão funcionando no repouso e na contração muscular e “como” está a relação entre nervo e músculo.
Essas duas partes são consideradas interdependentes e indissociáveis e são a rotina básica da ENMG. Algumas suspeitas de doenças específicas requerem outros testes.